terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tradição da árvore de natal



Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

Para a maioria das pessoas, a árvore de natal tem um significado quase sagrado, por se enfeitá-la para a comemoração do nascimento de Cristo. Mas a história diz que, muito antes de surgir o Cristianismo, os egípcios levavam galhos de palmeiras para dentro de casa no dia mais curto do ano, em Dezembro, para comemorar O triunfo da vida sobre a morte.

Outra história conta que os romanos enfeitavam pinheiros durante um festival de inverno em homenagem a Saturno, o deus da agricultura.

A introdução na cultura cristã tem registro no século XVI, na Europa. A explicação para a escolha do pinheiro, árvore em formato e triângulo, é que ela representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário
Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados
- Os comentários feitos por anônimos e ofensivos não serão respondidos.